Como a arquitetura das empresas evoluiu, nem sempre para melhor, para tirar o máximo dos profissionais, um movimento que acontece ainda hoje

A arquitetura corporativa atende mais a empresa do que o funcionário

Cada um no seu quadrado: a arquitetura corporativa atende mais a empresa do que o funcionário

São Paulo – De que modo a arquitetura do escritório influencia o relacionamento entre os funcionários? Como ela estimula a produtividade? Que efeito tem na felicidade dos profissionais que ocupam suas mesas todos os dias? De que maneira as empresas mudaram a decoração ao longo dos anos para criar locais mais adequados às funções executadas naquele momento?

 

Foram essas perguntas que levaram o jornalista Nikil Saval, editor da revista de cultura americana n+1, a lançar o livroCubed – A Secret History of the Workplace (“Cubículo – A História Secreta do Escritório”, numa tradução livre), que deve ser lançado no Brasil em 2015 pela Editora Rocco.

O livro mostra como a arquitetura dos escritórios evoluiu, nem sempre para melhor, desde o século 19 até hoje. Observar a história do espaço de trabalho ajuda a entender o modo como trabalhamos hoje — e deixa claro que há ainda muitas empresas paradas no tempo.

1850: A pré-história do escritório

A conduta menos onerosa para tornar um negócio lucrativo é o planejamento tributário, que visa à economia fiscal
 

Como sobreviver à tributação

A conduta menos onerosa para tornar um negócio lucrativo é o planejamento tributário, que visa à economia fiscal

Link  —  Publicado: junho 9, 2013 por Acesso Livre em Sem-categoria
Tags:, , ,

Receita divulga comunicado sobre abordagem de falsos fiscais

Publicado: outubro 24, 2012 por Acesso Livre em Sem-categoria

A RFB (Receita Federal do Brasil) divulgou um comunicado para alertar o contribuinte sobre a atuação de falsos fiscais. Eles utilizam termos técnicos e pedem livros contábeis para tentar convencer o empresário de que é alvo de uma fiscalização. Após a encenação eles fingem autuar o estabelecimento e pedem dinheiro para fazerem uma fiscalização menos rigorosa. Segundo a nota, os fiscais aparecem bem vestidos, portam carteiras funcionais falsas e podem até mesmo utilizar o nome de um servidor da Receita. Em alguns casos eles afirmam ser da Associação de Auditores Fiscais e dizem ve… mais »

Empresário deve ficar atento à ação de estelionatários

Publicado: outubro 24, 2012 por Acesso Livre em Sem-categoria

Antes de pagar boletos de supostas associações de classe, é importante que o empresário consulte um Profissional da Contabilidade. A recomendação é de representantes de entidades como a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). Segundo eles, estelionatários abrem “empresas fantasmas” com nomes semelhantes ao de instituições reconhecidas para fazer cobranças indevidas. O chamado “golpe do boleto” tem sido aplicado preferencialmente em novos microempreendedores de todo o País. A cobrança chega antes da liberação do CNPJ (Cadastro… mais »

*Fato Gerador* Importâncias pagas ou creditadas por pessoa jurídica a outras pessoas jurídicas a título de comissões, corretagens, ou qualquer outra remuneração pela representação comercial ou pela mediação na realização de negócios civis e comerciais. *Beneficiário* Pessoa jurídica prestadora do serviço domiciliada no Brasil. RIR/99: Artigo 192, XIII e 651, I. *Alíquota/Base de Cálculo* 1,5% (um inteiro e cinco décimos por cento) do valor do rendimento. RIR/99: Artigo 651, I. *Isenção e Não-Incidência* Não incidirá o imposto, quando o beneficiário dos rendimentos for pessoa… mais »

Nota  —  Publicado: outubro 23, 2012 por Acesso Livre em Sem-categoria

Para fins de incidência das alíquotas e base de cálculo do Simples Nacional, a atividade de instalação e manutenção elétrica executada no âmbito da construção civil (CNAE 43.21-5-00) enquadra-se no Anexo IV da Lei Complementar 123/2006, não estando incluída, na alíquota destinada ao Simples Nacional, a contribuição previdenciária prevista no artigo 22 da Lei 8.212/1991, a qual deve ser recolhida de acordo com a legislação imposta aos contribuintes ou responsáveis não optantes por esse regime especial de tributação. Fonte: contabilidadenatv

Nota  —  Publicado: outubro 23, 2012 por Acesso Livre em Sem-categoria

É vedado ao contribuinte alienar, onerar ou transferir bens objeto de arrolamento com o propósito de aumentar o capital social de outra empresa, sob a mesma ou diferente natureza jurídica, quando existe processo administrativo fiscal instaurado em que a Administração Tributária Federal negou a substituição de tais bens, sendo vedado ao mesmo proceder à substituição e à transferência de tais bens a qualquer título, até que o arrolamento efetuado cumpra o propósito de garantir o adimplemento do crédito tributário constituído. Base: Solução de Consulta RFB 25/2012 (3ª Região Fiscal) …mais »

Nota  —  Publicado: outubro 23, 2012 por Acesso Livre em Sem-categoria

Imposto faz empreendedor ter medo de crescer, diz Sebrae-SP

Publicado: outubro 12, 2012 por Acesso Livre em Sem-categoria
São Paulo – As pequenas empresas brasileiras representam hoje 99% dos negócios do país e respondem por dois terços dos empregos gerados. Apesar dos números, os empreendedores são responsáveis por 20% do Produto Interno Bruto, o PIB, e sofrem com alta carga tributária e burocracia.

A boa notícia é que a perspectiva é boa. “Observamos uma melhoria nas condições para se empreender desde o plano real, com a estabilização da moeda. A partir daí, ações relevantes foram tomadas, como o Simples Nacional e Estatuto da Micro e Pequena Empresa”, diz Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP, em entrevista a EXAME.com.

Para ele, o Brasil ainda precisa tomar atitudes para permitir o desenvolvimento dos empreendedores. “É preciso ter uma atualização anual das faixas de faturamento do Simples Nacional. Quando não tem esta atualização, cria no empresário um medo de crescer”, explica. No Dia da Micro e Pequena Empresa, Caetano fala sobre como os desafios dos empreendedores e medidas urgentes para melhorar o ambiente de negócios do país.

EXAME.com – Como você avalia a evolução do empreendedorismo no Brasil?

Bruno Caetano – No que diz respeito ao preparo do empreendedor, é inegável ele tem feito suas tarefas de empreender com mais cuidado e planejamento. Até meados da década passada, a maior razão de abrir uma empresa era a necessidade. O caso típico era perder o emprego, levantar o fundo de garantia e abrir qualquer empresa para ter sustento. Hoje, para cada empreendedor por necessidade há outros dois por oportunidade. As taxas de sobrevivência têm melhorado no Brasil e no estado de São Paulo. A cada 100 empresas, 77 permanecem abertas e esse número já foi muito pior. Observamos uma melhoria nas condições para se empreender desde o plano real, com a estabilização da moeda. A partir daí, ações relevantes foram tomadas, como o Simples Nacional e Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

EXAME.com – Houve uma mudança no perfil do empreendedor brasileiro?

Caetano – Temos observado um aumento da participação das mulheres no empreendedorismo. Se o estoque de empresas ainda é muito masculino, nas empresas abertas hoje no estado de São Paulo há um equilíbrio. Há também um aumento no número de jovens empresários e da escolaridade média do empreendedor. Mas ainda tem muita coisa para fazer.

EXAME.com – Qual é hoje o principal desafio das pequenas empresas?

Caetano – Do ponto de vista do empresário, o tema da inovação é um desafio. Ele não entende como uma obrigação cotidiana, mas como algo para empresas de grande porte ou de base tecnológica. Inovação pode e deve ser praticada por empresa de qualquer porte e ramo. É preciso desmitificar esse tema. O desafio mais estratégico é melhorar o encadeamento produtivo. Elas são 99% das empresas formais e respondem por dois terços dos empregos formais e pessoas ocupadas, mas representam só 20% do PIB. Esse número comparado a outros países é bastante inferior. Em lugares como Chile, Argentina, Estados Unidos e até Itália é no mínimo o dobro.

EXAME.com – Que tipo de mudança é esperada no médio prazo para melhorar o ambiente de negócios?

Caetano – O poder público tem muito que fazer. Estamos muito mal nos rankings da relação do empreendedor com o poder público, no tempo para abrir empresa, em carga tributária e burocracia. Uma mudança no critério do Simples Nacional seria bem vinda. Nós defendemos que o enquadramento seja apenas por faturamento e não por atividade. É preciso ter uma atualização anual das faixas de faturamento do Simples Nacional. Quando não tem esta atualização, cria no empresário um medo de crescer. Uma atualização anual que levasse em conta a variação do PIB e a inflação já seria justa e diminuiria a elisão fiscal, porque o empresário acaba abrindo empresas com outro CNPJ para que não estoure a faixa de faturamento do Simples.

EXAME.com – Quais setores apresentam um cenário mais positivo de crescimento?

Caetano – Tem oportunidades que estão batendo na porta de micro e pequenas empresas que estão atentas. Um fenômeno de longo prazo que percebemos é o crescimento acelerado do setor de serviços, que é de longe o que mais cresce. Em São Paulo, até 2020, espera-se que venha a ser o principal setor econômico em termos de micro e pequenas empresas. Todo o setor de beleza e estética, alimentação fora do lar e serviços ligados a construção civil ajudam a explicar esse crescimento de serviços.

Priscila Zuini

Fonte: exame.com
Associação Paulista de Estudos Tributários

Noticias de Contabilidade

Publicado: outubro 8, 2012 por Acesso Livre em Sem-categoria

ELABORAÇÃO OBRIGATÓRIA DAS NOTAS EXPLICATIVAS

Macedo Tavares em A CONTABILIDADE E VOCE – 7 minutos atrás
*Reinaldo Luiz Lunelli** As Notas explicativas – (NE) contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis, elas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis, portanto são necessárias e úteis para melhor entendimento e análise das demonstrações contábeis, ou seja, aplicáveis em todos os casos que forem pertinentes. A Resolução do CFC 1.185/09 – NBC TG 26 que trata da apresentação das demonst… mais »